História da Virago

 (ref.: ViragoTech)

   Há um tempo atrás, Tom Fortune, Editor Contribuidor da Motorcycle Online escreveu um artigo sobre os 15 anos de história da Virago e a herança que ela construiu. O artigo foi entitulado “15 anos de Viragos — Desde 1981, Provendo o Estilo Americano Único”.

    “Herança - pronuncie essa palavra a uma população de motociclistas e Harley-Davidson normalmente vem à mente. Pronuncie Yamaha a esta mesma população e pode esperar por uma briga. Mas Yamahavem construindo lentamente uma herança própria através de sua linha de estradeiras Virago. A Virago 750 1981 foi a estradeira V-twin original do Japão, e 15 anos depois ela ainda é, indiscutivelmente, a moto japonesa mais popular no que se trata de tradição no estilo Americano.

   Do meio ao final de 1970 um novo estilo de motocicleta começou a aparecer no cenário Americano – a Custom. Cansados do visual de Motocicleta Japonesa Universal, os donos foram personalizando suas motocicletas por conta própria. Estilistas americanos notaram a popularidade de um visual “caseiro” – estradeira (chopper). Altas, guidon voltados para trás, escapamentos altamente cromados, bancos de 2 alturas com encostos e garfos dianteiros estendidos foram a febre entre os customizadores. Os estilistas pediram ao Japão para oferecerem esses itens como um “pacote de fábrica”.

    Aqui, as Customs e Especiais nasceram. Baseadas nos modelos Padrão, as Customs proveram ao motociclistas toques extras de estilo como rodas personalizadas, bancos de 2 alturas com plush e trabalhos de pintura em 2 tons. Foi um sucesso instanânoeo, e normalmente superavam as vendas dos modelos em que eram baseados. Mas é claro que a motocicleta mais popular para se personalizar continuou a ser a Harley-Davidson.

    Durante o período “nascente”, o Gerente de Planejamento de Produtos Motociclísticos da Yamaha nos EUA era Ed Burke. A pesquisa de Burke verificou que apesar de motociclistas adorarem o visual das Customs baseadas na UJM (Motocicleta Japonesa Universal), eles também gostariam de ter a aparência e força características de uma V-twin refrigerada a ar, mas com um preço melhor. Então Burke, trabalhando de perto com o designer engenheiro da Yamaha “Hap” Ueno, encabeçaram um novo projeto e juntos desenvolveram algo único. O modelo era focado em uma V-twin de 75° com um cilindro traseiro deslocado. Eles descobriram que esse leyout iria oferecer um balanceamento ótimo entre eixos, peso viés e controle de vibração enquanto provê resfriamento estendido para o cilindro traseiro – os cilindros das Harley-Davidson não possuem deslocamento – eles compartilham um “crankpin” com hastes conectoras do tipo garfo-e-língüeta (uma haste é normal e a outra é dividida no final de forma que tenha 2 “journals” e se fixa na mesma linha central que a outra haste).

    Então, em 1982, a Virago Xv750 nasceu. Como o princípio de qualquer design japonês, a Virago se tornou a primeira motocicleta street produzida em massa que usava uma suspensão trazeira single shock. Outro toque estilista único que Burke incorporou no design original foi o eixo de direção de baixa manutenção, garfos ajustáveis a ar, rodas de alumínio  e é claro, muitos itens Custom – quadro baixo, guidon alto, banco de 2 alturas e muitos cromados. Para dar ao motor da Virago o visual de “ar aberto”, o motor foi suspenso por um quadro de aço-estampado em um “stressed-member fashion”.

    O quadro incomum também serviu como uma caixa apra o filtro de ar. Foi um sucesso de vendas, que continua até hoje. E foi o início de um fenômeno de importação – a estradeita V-twin – que teve cópias de todas as outras fabricantes.

    Durante os anos seguintes, a Virago sofreu diversas mudanças notáveis. Em 1982, a Yamaha introduzio uma versão mais larga da 750, a Virago XV920. A 920 ofereceu diversas características luxuosas que não eram encontradas na 750, como disco dianteiro duplo, guidon ajustável, e display de cristal líquido. Em 1983, o bebê da família foi introduzido, a Virago XV500. A Virago 750 e a 920 vieram cada uma com uma versão nova em 1983, repleta de pintura preta de alto-brilho, e motores pretos com detalhes dourados. O problemático display de cristal líquido na 920 foi trocado por mostradores analógicos tradicionais.

    A Yamaha touxe um redesign maior das Virago 750 e 920 em 1984. Os motociclistas queriam que suas motos tivessem mais características custom – como mais cromados e uma aparência mais “chopper”. Então, os filtros de ar foram movidos para fora do motor e ganharam capas cromadas. A suspensão traseira mono-shock foi trocada por dual-shocks expostas com molas cromadas brilhantes e corpo que trabalhavam bem melhor que a mono-shock. Os mostradores foram aumentados em favor da legibilidade, e um tanque em formato de “gota” completou o estilo. 1984 também foi o primeiro ano dos regulamentos tarifários da Harleyno governo dos EUA, e a Virago 750 foi reduzida a 699cc para ficar abaixo do corte tarifário. Inversamente, a Virago 920 foi enlargada para uma 1000cc, e um tanque secundário de meio galão foi adicionado em baixo do banco para melhorar o tanque principal de 3.3 galões.

    As Viragos permaneceram intactas até 1986, quando a de 1000cc foi aumentada para 1063cc e renomeada para Virago XV1100. O tanque secundário foi eliminado e o tanque principal aumentado para 4.4 galões. O ano de 1987 viu a menor Virago nascer desde então, a 535cc, e em 1988 a tarifa de importação foi rescindida, permitindo o retorno da Virago XV750cc. Mais do que introduzir novos esquemas de pintura a cada 2 anos, a Yamaha desde então não mudou a Virago. E por que mudaria ? As linhas clássicas – nos atrevemos a dizer tradicionais – da série Virago tem se firmado bastante nesses 15 anos, gerando o Virago OWners Club no caminho, e se tornou uma das motocicletas estradeiras mais populares da história.”

    No final dos anos 90, a Yamaha começou a produção da Virago 250. Também nessa época teve uma curta produção do modelo de 125cc.

Fonte: Clube Virago

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